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Significado da Missa
Significado da Missa

SIGNIFICADO DA MISSA

Hoje vou falar sobre a missa. Se possivel fazendo com que vocês a compreendam melhor. Eu sei que há jovens e adultos aqui presentes nesta igreja que já disseram: "Eu não quero ir para a missa, não quero ir a igreja, eu não ganho nada com isso!" Vocês sabem porquê? porque vocês não trazem nada para a missa. Por exemplo: Eu tenho a certeza que a bossa mãe não tem o menor interesse por futebol. Vocês dizem: "Mãe venha cá ver, veja só o jogo que sensacional". Mas ela não vê nada demais no jogo.Porque porque ela não sabe nada sobre futebol. pensem nas pessoas que jamais iriam a uma ópera. Elas não iam perceber nada porque não possuem nenhuma formação de música. Imaginemos que de repente Vocês se vêem em Atenas, no Monte Areópago. Vocês iriam entender a situação? Será que vocês pensariam: "Ah, foi aqui que Sócrates apresentou a sua defesa e que São Paulo proferiu aquele notável discurso aos Senadores de Atenas?" Vocês têm de possuir alguns conhecimentos sobre a Grécia para poder compreende-la. Então, é claro que Vocês não vão ganhar nada com a missa. porque vocês não fazem nenhum sacrificio ou esforço para entende-la. É muito simples; a missa significa vocês alcançar o Calvário, segurando firme, com suas mãos, a cruz de Cristo, com Ele pregado nela, e fincá-la aqui, hoje! toda vez que a missa é celebrada nós tomamos a cruz e a fincamos em qualquer parte da cidade ou pais ou aqui nesta terra. A missa é isto; a continuação do Calvário. E para participar nela vocês têm de trazer pequenas cruzes. NOSSO SENHOR DISSE: "TODOS OS DIAS TOMEM A SUA CRUZ E SIGA-ME..." Todos nós temos uma cruz! Vocês estudantes tem (por exemplo,) têm a cruz da matemática, das linguas, da obediência. São pequenas cruzes. E nós os mais velhos tem a sua própria cruz. E nós trazemos todas as cruzes para a missa e as fincamos ao lado da Grande Cruz Cristo. Nós juntamos todas diante d'Ele. Este é o sentido da missa. Ela tem três atos como uma grande peça. Vocês sabem, nos séculos IV ou V antes de Cristo, havia um notável teatro... Porque foi o periodo de ouro do teatro. A peça encenada comovia corações e purificava as almas . Segundo os sábios da Grécia, esta era a finalidade do teatro. Mas a pessa era encenada uma única vez. Se vocês estivessem no teatro e se sentisse melhor por causa da peça, certamente que diriam " Que pena". "Todo mundo deveria ver essa peça" Como tornar isso possível? Uma maneira seria criar uma companhia de teatro. Novos atores, as mesmas falas a mesma peça. Mas com encenações em diferentes palcos do mundo. Agora apliquem este exemplo à morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este drama foi encenado uma única vez. Mas durante a Santa Ceia, Nosso Senhor disse: Eu vou preparar este drama para que seja representado em todo o mundo, e os corações e almas sejam purificadas. Ele então estableceu companhias itinerantes. JESUS DISSE AOS APÓSTOLOS E PADRES: FACAM ISTO. FAÇAM SEMPRE. As mesmas falas e mesmos propósitos, somente os palcos são doferentes. Agora nós vamos acompanhar os três atos do drama. 1º Ato Diz, quando eu consagro o pão e o vinho, eu não tenho apenas a intenção de tornar presentes o corpo e o sangue de Cristo, mas digo a mim mesmo, como voces devem dizer: "Este é o meu corpo. Este é meu Sangue". Não importam as circunstâncias da vida, os deveres, as diversões, as responsabilidade.Tudo isso é passageiro. Outro das linguas, obediência etc. São pequenas cruzes. Os mais velhos têm a sua própria cruz. E nós trazemos todas as cruzes para a missa e as fincamos ali ao lado da grande Cruz de Cristo. Nós juntamos todas diante d'Ele. Este é o sentido da missa. Ela tem três atos como uma grande peça. Vocês sabem, nos séculos IV ou V antes de Cristo, havia um notável teatro... Porque foi o periodo de ouro do teatro. A peça encenada comovia corações e purificava as almas . Segundo os sábios da Grécia, esta era a finalidade do teatro. Mas a pessa era encenada uma única vez. Se vocês estivessem no teatro e se sentisse melhor por causa da peça, certamente que diriam " Que pena". "Todo mundo deveria ver essa peça" Como tornar isso possível? Uma maneira seria criar uma companhia de teatro. Novos atores, as mesmas falas a mesma peça. Mas com encenações em diferentes palcos do mundo. Agora apliquem este exemplo à morte de Nosso Senhor Jesus Cristo. Este drama foi encenado uma única vez. Mas durante a Santa Ceia, Nosso Senhor disse: Eu vou preparar este drama para que seja representado em todo o mundo, e os corações e almas sejam purificadas. Ele então estableceu companhias itinerantes. JESUS DISSE AOS APÓSTOLOS E PADRES: FACAM ISTO. FAÇAM SEMPRE. As mesmas falas e mesmos propósitos, somente os palcos são diferentes. Agora nos vamos acompanhar os três atos do drama. 1º ATO Voce se oferece a Cristo. 2º ATO Você morre. Você morre com Ele. 3º Ato Porque morreu com Cristo, Você agora tem uma nova vida. No 1º ato quando você se oferece a si mesmo -- é o Ofertorio. No 2º Ato Quando se dá a Sua morte com Cristo-- A Consagração. No 3º Ato, quando vocês se abre para uma nova vida é a Santa comunhão. VOU REPETIR. No 1º ato você oferece a si mesmo. Você se aprexima de Cristo e diz: Eu quero ser um Contigo na tua grande obra da Redenção Quando uma missa começa, O Senhor olha do céu e diz: "EU NÃO POSSO MORRER NOVAMENTE COM O CORPO QUE RECEBI DE MARIA." Esse corpo foi glorificado. " Mas Pedro, Paulo, Maria, Ana, Vocês me daria vossa natureza humana? " "ofereçam-se a Mim e Eu morrerei novamente em vocês" "permitam que os faça passar pelos mesmos estágios devida que Eu passei." Como vocês se oferecem ao Senhor? - Não apenas estando presentes, não só dessa forma. Mas usando os símbolos do pão e do vinho. Assim quando quando o pão e o vinho são levados ao altar. PORQUE NOSSO SENHOR DIZ: Tragam o pão o vinho? Em 1º lugar, porque o pão e o vinho são as Substâncias que melhor simbolizam a unidade. Assim como o pão é feito de uma grande quantidade de grãos de trigo, e o vinho é feito de muitas uvas, também nós sendo, muitos somos um com Cristo, na alma e no coração. Além disso, quando levamos o pão e o vinho, substâncias que ao longo da história têm alimentado toda a humanidade, quando levamos aquilo que nos dá vida, estamos levando-o a nós mesmos. E também estamos levando uma parte da criação, estamos tomando alguns elementos da natureza, o pão e o vinho, e dizendo a Deus: Isto será inteiramente teu " Um dia haverá um novo céu e uma nova terra." "Toda a Criação será submetida a ti." Este é primeiro fruto da entrega total da Criação a Cristo. Assim, no ofertorio vocês se fazem presentes no altar. Vocês estão na patena e também no cálice, sob a forma de pão e vinho. Este é o seu símbolo. Na verdade a coleta é feita no ofertório para simbolizar o sacrifício que vocês fazem de si mesmos. A coleta nos prepara para a comunhão, ajuda a fazer o sacrifício. "Se eu estivesse fazendo a coleta, usaria esse argumento." Apenas quero dizer que agora vocês estão no altar. É o fim do primeiro ato. Agora passamos ao segundo ato. Vocês morrem. Vocês São crucificados. Não podemos viver para Cristo se não morremos para a nossa natureza inferior. 2º PARTE: Agora Nosso Senhor está representando a sua morte na consagração. E como voces estão junto d'Ele, tambem vão morrer com Ele. Agora vou explicar como. O sangue corria abundatemente, escorria das mãos, escorria dos pés, fluía do coração. E a ultima gota de sangue que saiu do Seu Corpo quando lhe perfuraram o coração. Assim deixaram o corpo de Nosso Senhor e Ele veio a morrer por causa dessa separação violenta--a separação entre o sangue e o corpo. Pois como diz o Antigo Testamento, a vida esta no sangue. Ora, quando reencenamos esta morte nós consagramos separadamente o pão e o vinho. "O padre não diz isto é meu corpo e meu sangue". Isto já seria a vida! Mas primeiro diz: Isto é meu corpo. Em seguida erguendo o cálice: "Este é o meu Sangue." Essa consagração, primeiro o pão e depois o vinho é como uma rotura que separa violentamente o corpo do sangue. Foi assim que morreu Nosso SENHOR na Cruz. Assim a consagração é a reencenação ritual na morte de Cristo. Mas vocês estão com Ele por isso vocês tem que morrer com Ele. Morrer para o mal que há em nós, morrer para o orgulho, preguiça, luxúria, avareza etc. Por isso Vocês tem que dizer as palavras da consagração em seu sentido figurado. Na consagração. Nós já sabemos o sentindo literal das palavras. Este é o Corpo de Cristo, este é o Sangue de Cristo. Porem, em sentido figurado. Na Consagração voces devem dizer, como todo padre Diz, quando eu consagro o pão e o vinho, eu não tenho apenas a intenção de tornar presentes o corpo e o sangue de Cristo, mas digo a mim mesmo, como voces devem dizer: "Este é o meu corpo. Este é meu Sangue". Não importam as circunstâncias da vida, os deveres, as diversões, as responsabilidade.Tudo isso é passageiro. Aceitemos-las como são. Mas o que sou-- essencialmente, corpo e alma, intelecto e vontade -- Sou teu Senhor. Aqui está todo o meu Ser -- eu morra contigo. a consagração é isto. Vocês morrem com Cristo. Acontece ninguem jamais morre por Cristo sem que não receba uma vida nova. CHEGAMOS AGORA AO 3º ATO COMUNHÃO Aqui temos um dos mistérios maos bonitos da COMUNHÃO. Para compreende-lo, peço que observem a natureza. Se a luz do sol, os fosfatos, carbono e a terra podessem falar, eles diriam as plantas: "se vocês não me comerem, Vocês não terão vida". E se as plantas podessem falar, a relva dos campos, elas diriam aos animais: "Se vocês não me comerem, Vocês não terão vida." E se as plantas e animais podessem falar, eles vos diriam: "Se Vocês não nos comerem, Vocês não terão vida." A lei da transformação se impõe: As substâncias químicas transformam-se em plantas, estas transforma-se em animais e os animais se transformam no homem se transforma em Cristo. Agora, portanto, Cristo vive em nós. E o momento de PURO AMOR, quando morremos para a nossa natureza inferior, para vivermos a vida do Espírito. É esta nova vida, como o casamento, baseia-se em três coisas: O amador, o amado e o amor. O marido doa-se a esposa, e a esposa doa-se ao marido. Quando o amador secumbe ao amor do amado, ocorre o êxtase. O que a União dos esposos é para o casamento, assim a comunhão é para O Espírito. A União da nossa alma em Cristo--o amador e o amado-- produz o êxtase do Amor. ESTE É O TERCEIRO ATO Há um outro aspecto que eu vou comentar e que normalmente é esquecido. No Curso de Teologia, quase não se menciona. Mas as Escrituras o mencionam com frequência. É o facto de quando recebemos a comunhão. Temos de assumir a morte de Cristo em nossas vidas. Temos de negar a nós mesmos para que Cristo possa florescer. Vejam como a natureza mostra essa realidade. Se a relva, os lírios e as rosas podessem falar, eles diriam ao ar, a luz do sol e aos elementos químicos: "gostariam de viver em mim"? Eu sou uma planta e vocês são apenas minerais. Mas não podem viver em mim como estão. Vocês vom ter de mudar. " morrendo para si mesmos que poderão viver em mim." Os animais se podessem falar, diriam a relva."voces não podem ver, não podem sentir o gosto, nem podem se locomover, não pode mudar, eu posso." O meu reino é superior ao Seu. Gostava de viver no meu reino? - Não da forma como está. Você têm que ser arrancada da terra pelas garras da morte. Só então poderá viver no meu reino. E nós o que dizemos aos animais?" Voces não podem pensar, não podem observar os ceus.... A minha vida é superior. - Gostariam de viver em mim? Então se deixem sacrificar, dêem seu próprio sangue. De contrário não poderão viver no meu reino. - Por isso Nosso Senhoe nos disse: " Se vocês não tomarem a sua Cruz todos dias e me seguirem, Vocês não poderão ser meus discípulos" portanto, não e apenas receber a vida de Cristo, como já expliquei. Agora falando em linguagem biológica: O primeiro processo que eu descrevi foi o anabolismo, já o sacrifício corresponde ao processo catabólico. Em São Paulo o segundo elento da comunhão. Ele disse: "Todas as vezes que comerem deste pão e beberem deste cálice, anunciam a morte do Senhor até que Ele venha".